Um fator muito importante no planejamento de coleções é a organização. Depois de uma exaustiva pesquisa para definir o tema e o conceito da coleção temos tantas informações, que podem até fazer com que nos percamos na hora de estruturar a coleção. Para evitar isso é importante fazer o que chamamos de mapa da coleção, uma série de tabelas onde estruturamos tudo para facilitar o trabalho. No exemplo abaixo temos uma coleção cinco famílias contendo quatro looks cada.


Estrutura_da_Colecao
 
 
Após definir a estrutura da coleção é interessante fazer um cronograma estimando o tempo necessário para a realização de cada atividade. Esse cronograma varia de acordo com cada realidade e pode ser livremente adaptado. Abaixo um exemplo de cronograma de atividades de uma coleção.
Cronograma
Doris Treptow em seu livro Inventando Moda sugere dividir a coleção em três categorias de peças para compor o mix de moda: Básicos, Fashion e Vanguarda. Os modelos básicos são aqueles funcionais, clássicos, que nunca saem de moda; os modelos fashion são aqueles que estão comprometidos com as tendências de moda; e os modelos vanguarda são peças que traduzem melhor o conceito da coleção e nem sempre apresentam características comerciais, destinando-se à produção de peças publicitárias, exibição nos desfiles e nas vitrines.
É preciso definir que proporção cada uma dessas categorias irá ter dentro da coleção e isso irá depender principalmente do público-alvo ao qual essa coleção será direcionada. Feito isso define-se as formas, as silhuetas, os detalhes, os materiais e as cores que caracterizarão cada família da coleção. Para ter uma visão bem clara é interessante anotar todas essas informações em uma tabela como no modelo sugerido abaixo.
Mapa1
Após definir as características da coleção define-se o que chamamos de mix de produto, ou seja, os tipos de peças e a quantidade que será produzida em cada família. A tabela abaixo tem o objetivo de ajudar nessa distribuição. Pada família está definido o número de looks, e para cada look há um espaço para que sejam definidas exatamente que peças comporão cada um deles.
Mapa2.2
Depois de tudo definido e anotado fica bem mais fácil fazer os desenhos da coleção e ter uma previsão realista de quando tudo estará produzido e pronto para ser lançado no mercado.